Editorial: as riquezas da nossa terra
A verdade é que o pernambucano é um povo de sorte. Em cada região do estado, encontramos uma diversidade incrível de culturas, o que nos faz ser únicos e ricos. Do litoral ao sertão, se a gente parar para reparar, temos repertório para muitas linhas aqui nesse texto. Mas, dessa vez, vamos focar na zona da mata norte de Pernambuco.
A região, que é conhecida como o berço do maracatu de baque solto, terra dos caboclinhos, da ciranda e do cavalo-marinho, é composta por 19 municípios. E por cada parte que a gente passa, percebemos uma riqueza para ser explorada. E por falar em riqueza, durante esse mês de agosto, iniciamos, através da parceria firmada ente o SEBRAE-PE e o Instituto Cesar Santos o projeto Riquezas da Mata Norte.
Nos próximos meses, vamos passear pelos municípios da região, promovendo uma série de ações, como workshops, oficinas, cursos e consultorias com orientação técnica e feiras gastronômicas. Inicialmente, o projeto vai realizar uma ampla pesquisa sobre a Identidade cultural da culinária e do artesanato da região, além da riqueza da produção agrícola da região a partir de um mapeamento de elementos de sua economia criativa . A ideia é identificar ingredientes, receitas e insumos que integram a base das raízes culturais de cada de cada destino.
Partindo para a prática, o Riquezas da Mata Norte vai promover iniciativas que visam promover o aperfeiçoamento para profissionais da cadeia produtiva da gastronomia. Os artesãos também terão espaço no projeto, que buscará uma maior integração da vocação local na produção de artesanato e sua relação com o universo gastronômico. O projeto vai passar pelas cidades de Paudalho, Carpina, João Alfredo, Vicência, Goiana, Aliança, Condado, Lagoa do Carro, Tracunhaém, Araçoiaba, Macaparana e Machados.
Um dos pontos altos do projeto será o Festival da Identidade Cultural da Mata Norte de Pernambuco, que será realizado no Shopping Carpina. Durante o festival, será montada uma arena com Cozinha Show, por onde passarão chefs pernambucanos renomados, privilegiando os ingredientes e produtores locais. Será uma grande celebração da gastronomia brasileira.
Fiquem ligados e não percam essa oportunidade única de desbravar conosco as Riquezas da Mata Norte.
SEBRAE-PE/Instituto Cesar Santos