skip to Main Content
Entrevista: Alexandre Alves

Entrevista: Alexandre Alves

Parceiro de grande importância no projeto Riquezas da Mata Norte, o Sebrae-PE embarcou nessa viagem da cultura e gastronomia, seguindo lado a lado com o Instituto Cesar Santos. Alexandre Alves, gerente da entidade, conversa um pouco sobre as ações desenvolvidas e a importância do projeto para a região.

Qual a importância do Instituto Cesar Santos como parceiro do Sebrae-PE?

Vemos como fundamental importância essa parceria, primeiro pela competência técnica da equipe do Instituto e do chef Cesar Santos, que têm a sensibilidade de trazer à tona temas e oportunidades para trabalhar produtos e ingredientes regionais. Outro ponto importante que merece destaque são as ações desenvolvidas pelo instituto que contribuem para a melhoria dos serviços oferecidos por donos de restaurantes e que acabam sendo incorporados no dia a dia, sempre valorizando a cultura local. A expertise do Instituto encaramos como primordial para o sucesso do projeto.

O Sebrae-PE enxerga a gastronomia como instrumento de transformação na vida das pessoas?

Consideramos que a gastronomia reflete a identidade de um território. A partir do momento que a gente tem isso trabalhado de forma profissionalizada, conseguimos levar a cultura a outro patamar. A gastronomia é um dos instrumentos de exercício pleno da manifestação cultural e criativa e ela existe para romper fronteiras, ativando outras ferramentas culturais, como o turismo, por exemplo.

O setor produtivo da agricultura familiar é outro fator importante na cadeia da produção gastronômica. Encaramos esse dois pontos como um grande elo de ligação cultural e social.

Sendo o interior pernambucano tão cheio de riquezas, por que começar o projeto pela zona da mata norte?

A nossa regional, que já atua na Zona da Mata Norte e Sul, tinha algumas atividades direcionadas para a Zona da Mata Norte. Percebemos a oportunidade de explorar a região, carente de investimentos e valorização. Essa é a primeira vez que fazemos este projeto, mas com expectativas reais de ampliar para outras regiões em 2022. Pernambuco é um estado muito rico culturalmente e isso precisa ser explorado da melhor maneira possível.

Como o Sebrae encara o papel da agricultura familiar no estado?

A agricultura familiar é a base da cadeia gastronômica, por trabalhar culturas e produtos regionais, sempre focando no que o público mais procura e consome, além de criar canais de escoamento do produto, com maior valor agregado. Acredito que a gastronomia é uma ferramenta importante para a valorização desses produtos, que deixam de ser comercializados apenas em feiras livres e para consumo próprio, passando a figurar em pratos refinados e mais elaborados, por chefs renomados e grandes restaurantes.

Já é perceptível retornos positivos com as atividades realizadas?

Pelos depoimentos que a gente tem recebido e o desenvolvimento de produtos que tivemos acesso, a partir das orientações dos chefs que integram o projeto, já encaramos com um grande indicativo de sucesso. Mais que participar, os profissionais de cada cidade estão colocando os conhecimentos adquiridos no dia a dia dos seus negócios. 

Também já recebemos a sinalização de outros municípios que também querem participar do projeto. Sabemos da importância e relevância das ações que estão sendo feitas para o desenvolvimento da economia dos municípios visitados. A gastronomia é muito ampla e envolve outros segmentos da economia, gerando emprego e renda para a população. 

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top