Aliança: primeira parada do Riquezas da Mata Norte
O início da nossa caminhada pela Zona da Mata Norte pernambucana começa pela cidade em que o nome já revela o que o projeto Riquezas da Mata Norte propõe com os 19 municípios da região: Aliança. A pouco mais de 80km do Recife, o pequeno município de 38 mil habitantes, de acordo com os números do IBGE, revela belas e deliciosas surpresas para quem visita.
No mapa, Aliança faz limite com as cidades de Ferreiros, Itambé, Nazaré da Mata, Condado, Timbaúba e Vicência. Para chegar lá, partindo da capital, o destino é pela BR 408 sentido ao município do Carpina. Seguindo a rota, logo após o acesso ao município de Vicência, 7 km adiante está localizada a entrada do município de Aliança. Fácil de chegar, como todos os melhores roteiros do Estado.
A cidade tem o título de Berço Imortal do Maracatu, concedido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco. E não à toa. A região de engenhos e produtora de cana de açúcar, também foi criadora de novas expressões culturais, como o Maracatu de Baque Solto, a mais expressiva e popular dessas tradições. Foi entre os canaviais da cidade que o Maracatu nasceu. Hoje, os Caboclos de Lança, com todo seu colorido e brilho, são guardiões da cultura pernambucana.
RIQUEZAS DE SABORES – A Zona da Mata também foi responsável – e muito – pela história gastronômica de Pernambuco. Foi das cozinhas dos engenhos que surgiram receitas que hoje fazem parte do repertório nordestino. O açúcar e a mandioca são alguns dos principais ingredientes de combinações únicas encontradas no Estado.
Aproveitando toda a vocação da região, o projeto Riquezas da Mata Norte promoveu um intercâmbio, durante o mês de agosto, entre chefs pernambucanos renomados e profissionais que atuam no segmento, no município. Passaram pelo município, os chefs César Santos, Francisco Jafs, Heleno Jr, Leandro Ricardo e Raul Menezes.
A partir de oficinas e treinamentos, cada chef pôde levar um pouco das suas experiências com o objetivo de despertar temas relevantes para a melhoria dos serviços oferecidos na cidade. O conteúdo compartilhado foi cuidadosamente pensado para abraçar as principais operações em um restaurante, como serviço de salão, técnicas na cozinha e dicas para aprimoramento de cardápios.
Confira os restaurantes participantes:
Alfaia Hotel – Localizado na Rua São Francisco de Assis, 235, no centro de Aliança, o restaurante funciona nas dependências do hotel e aberto ao público para café da manhã, almoço e jantar. No menu, opções diversas, com destaque para a culinária regional.
Bigodão Espetiscos – Famoso na cidade, o Bigodão Espetiscos funciona na R. Coronel João Antônio, n° 19, em Aliança. Pratos fartos e cheios de sabor são encontrados no menu, que é focado, principalmente, em petiscos. Para acompanhar uma cerveja bem gelada, pode pedir um dos mais de 10 tipos de espetinhos, pão de alho ou pizzas.
Capibarim – O Capibarim é a fonte de produtos naturais de fabricação artesanal, como mel de engenho, rapadura, açúcar mascavo, licor de frutas e cachaça de alambique. Esse local tão especial e produtor de tantas riquezas fica localizado no distrito de Macujê, em Aliança.
Delícias da Chiquinha – Comida caseira com tempero de mãe. Assim pode ser traduzida a essência da Delícias da Chiquinha, que funciona na Rua Siqueira Campos, 66, Centro de Aliança.
Hotel e Restaurante Souza – Localizado no centro de Aliança, na Rua Marechal Deodoro, 565, o restaurante oferece pratos regionais e pizzas, assim como lanches rápidos.
Lanches Mania – O nome é bem sugestivo, já que na primeira vez que qualquer pessoa prova o cardápio, vira mania. Para conhecer, visite a praca Walfredo Pessoa, no centro de Aliança.
Luizinho Lanches – Na rua Mal. Deodoro, em Aliança, você vai encontrar um cardápio farto de delícias, no Luizinho Lanches. Hamburgueres artesanais entraram no menu, reforçando o time de tentações.
Petiscaria A Varanda – Recém-inaugurada, a petiscaria A Varanda funciona na Rua Dom Vital, 228. Um cardápio novinho em folha para ser descoberto.
Panificadora Boas Novas – Bolos, tortas, pães… dos tradicionais aos mais elaborados, a Panificadora Boas Novas fica localizada na Rua Marechal Deodoro, 448, no centro de Aliança.
Pizzaria Alvorada – O sabor da Itália, mas com sotaque pernambucano.
Restaurante A Traíra – Há 40 anos no mercado, o restaurante A Traíra é conhecido e respeitado na região. A especialidade da casa são os peixes, mas não se limita a isso. O cardápio revela boas surpresas.
Restaurante Santo Antonio – Localizado na rua Mal. Deodoro, 503, no centro de Aliança, o restaurante Santo Antonio tem um cardápio rico em petiscos e pratos à la carte.
Seu Conde Pizzaria e Petiscaria – Na rua Nivan Borba, 370, centro de Aliança, vai ser encontrado o Seu Conde Pizzaria e Petiscaria. Mais um endereço que merece ser visitado na cidade.
Excelente