Festival da Cana-de-Açúcar movimenta a economia e a autoestima do município de Araçoiaba, zona da mata norte de Pernambuco
O último fim de semana foi de reencontro com a própria essência da cidade de Araçoiaba, na zona da mata norte de Pernambuco. A 40 km do Recife, o município, que é o mais novo do estado, recebeu o 2º Festival da Cana-de-Açúcar. Um grande encontro de arte e gastronomia que movimentou a pequena cidade cercada pela cultura da cana de açúcar.
Com uma população superior a 10 mil habitantes, o festival foi responsável por movimentar a economia local, levando possibilidades além das já conhecidas pela população. De 28 a 30 de agosto, a equipe do Instituto Cesar Santos esteve in loco promovendo uma série de ações, como oficinas e treinamentos para empreendedores e profissionais que trabalham com gastronomia.
Também foi realizado o Concurso Gastronômico 2023, incentivando a criatividade e destacando os talentos da região, tendo como insumos principais os derivados da cana-de-açúcar. Para inspirar os participantes , foram realizadas oficinas de harmonização de drinks criados pelo sommelier Angelo Miranda, com pratos criados pelo chef Rogério Ribeiro.
“A cana-de-açúcar conta a história do nosso estado, da nossa gente. É um insumo que faz parte do nosso dia a dia desde sempre, uma prova disso são os bolos e doces criados e perpetuados na gastronomia pernambucana. O festival vem para valorizar essa nossa riqueza e mostrar que sempre é possível nos reinventarmos”, comenta o chef Rogério.
Na avaliação do concurso, Fernanda Pedro garantiu o primeiro lugar, seguida de Edilma Gomes e Edvania Rodrigues.