skip to Main Content

Os segredos da culinária do Agreste e do Sertão pernambucano foram os primeiros desvendados por César Santos, ao lado da mãe, dona Edelvita César, ainda adolescente começou a colocar em prática todos os ensinamentos adquiridos nos vários cursos feitos no SENAC e que, somados a sua bagagem autodidata, se revelou para o mundo como um nome forte da gastronomia pernambucana, assinando receitas consagradas, técnicas apuradas e universais Ao longo de sua carreira, César desenvolveu um estilo particular de recriar pratos com base em ingredientes bem conhecidos dos nordestinos, e foi o pioneiro a unir frutas e frutos do mar em criações gastronômicas. O jerimum, o queijo coalho, a carne de sol, o charque e a macaxeira foram vistos com outros olhos e ganharam novos sabores. Sua larga experiência com as panelas e a criatividade aguçada, capaz de envolver todos os sentidos de quem prova os seus pratos, o ajudou a descobrir novas possibilidades para a culinária tradicional, transformando-o no grande embaixador da gastronomia pernambucana. O restaurante Oficina do Sabor veio em 1992, mas como consequência de um trabalho desenvolvido na década de 1980 e voltado para um serviço mais elaborado, desenvolvendo eventos e banquetes no Estado. Atento às oportunidades, apostou em concentrar os seus esforços em um restaurante.

PELO MUNDO

Pelo mundo, o empenho do chef em divulgar a cultura local o levou a representar o Estado e o Brasil em países como França, Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Emirados Árabes, Itália e Portugal. Como embaixador da gastronomia pernambucana, ainda levou o seu tempero para grandes eventos, como a Semana Gastronômica Brasileira em Lisboa e a 1ª Semana Gastronômica do Brasil em Dubai.

O reconhecimento internacional se firmou em publicações no New York Times e periódicos europeus como como o aclamado guia britânico “Where Chefs Eat” escrito pelo jornalista Joe Warwick do The Guardian. Hoje, depois de pouco mais de duas décadas, o chef e a sua casa estão citados em mais de 1 (quinze) guias mundo afora onde são consagrados como o melhor chef e restaurante de comida autoral em Pernambuco, referência de qualidade no cenário turístico e gastronômico. No mundo, o estado continua sendo muito bem representado pelos temperos e doces revisitados e recriados pelo embaixador da gastronomia pernambucana.

Um dos itens mais preciosos para a cultura pernambucana é a sua culinária. Os temperos regionais e os sabores característicos fazem com que a gastronomia do estado seja reconhecida em todos os lugares. À frente disso está o chef Cesar Santos, comandando o restaurante Oficina do Sabor a quase três décadas, carrega o título de embaixador da cozinha pernambucana e é destaque nos cenários nacional e internacional pelo seu trabalho. A questão da valorização dos produtos regionais, o trabalho com a cozinha terroir, cozinha da região e a combinação de frutas com frutos do mar, além da carne de sol, charque, queijo coalho, etc. se traduzem na principal bandeira do chef Cesar um dos precursores da cozinha autoral focada na cultura regional e nas especiarias. Nessas três décadas de reconhecido trabalho em prol da identidade gastronômica de nosso Estado e na valorização da cozinha brasileira e seus ingredientes o Chef acumulou um acervo como poucos profissionais da gastronomia de sua geração.

E é exatamente graças à sua importância no cenário gastronômico do Estado, do Brasil e das américas que surge o Instituto Cesar Santos da Gastronomia Brasileira – ICSGB, entidade que além de ter como objetivo preservar esse rico acervo, se propõe também a promover a diversidade do setor enogastronômico através de suas peculiaridades regionais e com um diferencial: A divulgação das riquezas gastronômicas pernambucanas e brasileiras dentro e fora do país.

Back To Top